terça-feira, 14 de agosto de 2012

LATINHA PORTA-TRECOS JOANINHA

Joaninha
A Joaninha é um inseto pequeno e colorido.
A espécie mais comum é de corpo preto, coberto com umas asas arredondadas de cor vermelha com sete pequenas manchas pretas. Com certeza, você já deve ter visto esta simpática joaninha, até mesmo nas mãos dos pequeninos.
Este delicado inseto é amado até pela natureza, pois um de seus "pratos preferidos" é o pulgão, um inseto do tipo sugador, que detrói diversas espécies vegetais, causando sérios prejuísos ás plantações.
Por outro lado, seu inimigo natural são alguns insetos maiores, pássaros e até anfíbios. Todavia, como a joaninha é muito esperta, ela tem alguns "macetes" para se proteger, por exemplo: solta uma substância amarela, que funciona como repelente para outros animais. Outra forma de defesa é deitar-se com o abdomem para cima, ficar parada, fingindo que está morta.
A joaninha pode ser fêmea ou macho. A fêmea é maior que o macho. Ambos possuem um par de entenas que servem para procurar alimentos, localizar-se, encontrar o "futuro namorado", dentre outras funções. Para mantê-las sempre limpinhas, as joaninhas esfregam uma na outra para tirar os resíduos que podem estar atrapalhando a sensibilidade das antenas.
E além de tuuuuudo isso, é um ótimo tema para trabalhos em e.v.a. Eu amo fazer joaninhas!!! Sempre dão um resultado fofinho... Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.
Beijocas!!!!!!!!




















3 comentários: